A gestão tributária surge como mais um dos recursos de escape para todas as empresas que vê-se data após data obrigadas a ter que saldar as suas intermináveis dividas com o sistema de arrecadação tributária brasileiro.
Sendo assim, a Empresa que consegue gerir seus tributos e mantê-los dentro daquilo que é o planejamento obtém um melhor resultado no mercado onde está inserido.
A importância de aplicar uma boa gestão de tributos dentro da empresa pode se refletir em vários aspetos que podem ir além da própria diminuição no que diz respeito aos impostos pagos pela empresa.
Com todos os dados referentes ao fluxo fiscal/financeiro de impostos, o gestor terá informações que vão lhe permitir antever mais ou menos qual será o lucro que a empresa terá no final de um determinado período.
E este tipo de visão será bastante importante na hora de tomar algumas decisões importantes na empresa, como por exemplo, quais serão as aplicações dos recursos financeiros que já foram perspectivados, e com isso o empreendedor conseguirá ter mais tempo para pensar se há necessidade de fazer novos investimentos em equipamentos ou mão de obra, se precisará de um empréstimo junto a bancos, entre outras questões de ordem econômico-financeira.
Todas essas decisões serão tomadas porque existem informações sólidas e bem confiáveis que possibilitam com que o empresário consiga prever o faturamento futuro da empresa.